Você é o visitante n°

Prof. Dr. Robson Maia Franco

Prof. Dr. Robson Maia Franco

Seguidores

Postado por Microbiologista domingo, 31 de janeiro de 2010

Perigos do botulismo

Alimentos mal preparados e conservas estragadas oferecem sérios riscos à saúde Para Robson Maia Franco, professor doutor em Microbiologia de Alimentos da Universidade Federal Fluminense (UFF), é necessário tomar precauções grandes quando o assunto é o botulismo. Segundo o professor, a doença causada pelo microorganismo Clostridium botulinum pode ser facilmente adquirida através do consumo de alimentos mal preparados.
O doutor afirma que a doença é extremamente perigosa. “A bactéria Clostridium B. é responsável pela produção da toxina Botulinum, que é a substância orgânica mais perigosa para os seres humanos. Apenas alguns microgramas podem ser capazes de levar à morte. A toxina, que é neurotóxica (atinge o sistema nervoso), é utilizada em alguns tratamentos médicos, e é comercializada através da marca botox. Além da forma adquirida pelo consumo de alimentos contaminados, existem outras duas formas da doença: o botulismo infantil, que acomete bebês, e normalmente está associado com o consumo de mel, e o botulismo por feridas, que ocorre quando a bactéria penetra nas feridas da vítima. Um agravante é a grande difusão da bactéria em nosso ambiente, presente no solo e mesmo na poeira. É particularmente famosa por proliferar em conservas”.
Robson explica que, em alimentos, a bactéria pode ser encontrada em conservas de carnes, palmito e peixes. “As conservas caseiras também são muito perigosas, porque muitas vezes as medidas de higiene que devem ser tomadas no preparo não são consideradas. Para o consumo seguro desses alimentos, deve-se efetuar o aquecimento do produto em temperaturas acima de 120° C, para garantir a destruição dos esporos pelos quais o microorganismo se espalha”, diz ele, acrescentando que também é importante manter a cozinha devidamente higienizada, uma vez que o ambiente sujo pode favorecer a contaminação dos alimentos.

Quanto às variedades infantil e por feridas da doença, o especialista explica que são causadas pelo mesmo microorganismo, mas a variedade infantil deve ser prevenida, evitando-se o consumo de mel pelos bebês. Aquela que ocorre pelas feridas pode ser evitada com a limpeza das lesões. Ele recomenda a higienização de machucados com água e sabão, porque, segundo ele, o oxigênio contido no sabão é nocivo para a bactéria, que é anaeróbia (vive sem oxigênio).

São sintomas da doença, de acordo com o professor: visão dupla (diplopia), musculatura flácida, dificuldade de movimentos nas articulações e parada respiratória. Ele alerta que em caso de surgimento desses sintomas, é vital que se procure auxílio médico. O botulismo também é reconhecido por ser uma doença onde as chances de sobrevivência do acometido são pequenas, portanto, é muito importante buscar ajuda o quanto antes.

Acessibilidade | Política de Privacidade | Fale Conosco
Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico Ltda.
Avenida Armando Lombardi, 400. Lojas 101-105. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ. CEP 22640-000
Copyright © 2008 Unimed-Rio - Todos os direitos reservados

1 Responses to

  1. A produção de alimentos (Matrizes Alimentícias'Mas") saudáveis precede a era científica

    O consumo de alimentos, os quais mais modernamente tem-se mencionado como Matrizes Alimentícias (MAs), teve início com a necessidade dos humanos de permanecerem hígidos, terem longevidade e perpetuarem a espécie. Como nômades, os humanos, deixavam os restos de MAs para trás os alimentos que sobravam das refeições, não correndo o risco de consumirem MAs alteradas microbiológica e sensorialmente. Contudo, quando ocorreu a necessidade de se agruparem, as sobras de ("MAs") permaneciam no local, em quantidades superiores doque quando eram nômades e nas condições propicias para iniciar a deterioração das MAs por ação enzimática tecidual e atividade enzimática microbiana. Esse aspecto vem, até hoje, sendo considerado como a marca inicial para origem e disseminação dos agentes etiológicos de doenças alimentares tendo em vista a saúde coletiva.
    Ao longo dos anos os seres humanos primitivos aprenderam como conservar (MAs) pela desidratação, pela salga, pelo calor, pelo frio e sabe-se ainda que estas “tecnologias” foram de grande importância para aumentar o tempo de conservação das (MAs), citado modernamente como prazo ou validade comercial, objetivando oferecer aos ingestores das diferentes categorias alimentos saudáveis e seguros, e que foi a base para a aplicação das novas tecnologias, teoria dos obstáculos (Teoria dos Obstáculos de Leistner), microbiologia preditiva, validade ou prazo comercial que serão abordados em futuros encontros.
    Sequenciando a história da humanidade, no antigo testamento, constam segundo, Prata, Fukuda, 2001, "que os mais antigos registros sobre controle de (MAs) são provenientes dos egípcios, sempre relacionando às práticas religiosas, onde os animais para oferenda eram cuidadosamente "inspecionados", devendo ser sadios e sem manchas. A civilização judaica adotou esses preceitos sob a denominação de Leis Mosaicas (Moisés Antigo Testamento), onde nos Livros Levítico 11(4,5,6 e 8) e Deteronômio 14 (10, 21) consta a classificação dos animais limpos e imundos, estabelecendo-se as regras principais para o consumo. Inclusive há citações, em encontros religiosos, baseadas nos livros acima mencionados que animais apreendidos em atividades de caça não devem ser consumidos.
    Em 1952 foi lançado o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA, 1952, 2017), onde consta que os animais antes do abate devem ter descanso, em conformidade com a espécie, para reposição do glicogênio muscular perdido durante a caça. Com a ausência do descanso, após o abate, durante o rigor mortis, o potencial hidrogeniônico do músculo animal, não atingiria a acidez necessária para inibir a atividade enzimática da microbiota tornando a (MA) não saudável nos aspectos microbiológicos e tecnológicos, e carreadora de microbiota deteriorante e/ou patogênica. Desde modo observa que a obtenção de (MAs) saudáveis era preocupação dos egípcios, sendo a resposta comprovadamente científica e tecnológica, bem mais tarde, encontrada.
    O conceito de (MAs) saudáveis tornou-se bem mais amplo, pois há de considerar-se aspectos como: segurança, estabilidade, características (nutricionais, físicas, químicas, bioquímicas, sensorias “cor, forma, tamanho, textura, odor, sabor") para atendimento às diferentes categorias de ingestores. Um importante aspecto observacional que não pode ser esquecido é que o prazo comercial das (MAs) estará sempre relacionado ao consumo de alimento seguro. O prazo comercial é visto na rotulagem constando de data de produção, validade comercial (pré-estabelecida científica e tecnologicamente) para as (MAs) não sejam veiculadoras de agentes etiológicos de doença alimentares.
    Até breve no próximo encontro.
    Abraços Fraternais
    Robson Maia Franco – Professor Titular da Disciplina de CMPOA – MTA – UFF –CMV – Mestre/ Doutor em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal